Follow by Email

APRESENTAÇÃO.

ESTE BLOG FOI CRIADO PARA SOCIALIZAR PLANEJAMENTOS DE AULAS DE ARTES PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL INICIAL. O MATERIAL NELE ENCONTRADO É UM APANHADO DE PLANEJAMENTOS DE AULAS ENCONTRADO NA NET PRODUZIDOS POR PROFESSORES.

Total de visualizações de página

sábado, 25 de junho de 2011

Vitrais de celofane

Marileusa de Oliveira Reducino
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Visitar locais na cidade que tenham vitrais (igrejas, clubes e residências);
  • Pesquisar sobre vitrais, na História da Arte;
  • Compreender a técnica do vitral;
  • Exercitar, com diferentes materiais, a elaboração de um desenho para futuro vitral;
  • Construir vitrais, a partir do desenho elaborado, usando papel celofane colorido.
Duração das atividades
• 06 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Arte Gótica;
  • Arte Românica;
  • Arte Renascentista
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

  • Organizar para esta aula um passeio pela cidade para que os alunos possam observar a presença de vitrais;
  • Dizer para os alunos, durante o passeio, observarem atentamente os vitrais e anotarem em um papel as suas dúvidas, as suas curiosidades e outros elementos relevantes frente ao objeto observado.

Aula 2

  •  Reservar para esta aula o laboratório de informática para os alunos pesquisarem sobre os vitrais na antiguidade, na contemporaneidade e as técnicas utilizadas para seu feitio;
  • Segue sugestão de links:
  1. Disponível em: http://fotonvk.wordpress.com/ ;
  2. Disponível em: http://pt.artesanum.com/artesanato-tecnica_do_vitral_autentico-14589.html ;
  3. Disponível em: http://www.criatividadesemlimites.com.br/2203_luminariavitral.php  ;
  4. Disponível em: http://mondomoda.files.wordpress.com/2010/09/vitrais-ton-geuer-na-expodecor-20105.jpg  ;
  5. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arte-gotica/arte-gotica-19.php ;
  6. Disponível em : http://hpserra.blogs.sapo.pt/2006/06/   

Aula 3

  • Retomar a pesquisa realizada, na aula anterior, solicitando aos alunos que falem sobre as diferenças e as semelhanças percebidas entre os vitrais da antiguidade, os da contemporaneidade e os visitados na cidade;
  • Dizer aos alunos que os vitrais têm como característica lugares vazados onde são colocados os vidros coloridos, os quais permitem a passagem de luz indireta, que projetam no ambiente interno um craquelet de cores suaves;
  • Entregar para os alunos uma folha de papel sulfite na qual eles devem fazer um desenho de observação de uma flor, estando esta posicionada de forma que todos a possam observar;
  • Cuidar para que o desenho da flor ocupe toda a extensão do papel A4;
  • Solicitar aos alunos que tragam, para a próxima aula, objetos transparentes, a fim a elaborar um vitral coletivo.  

Aula 4

  •  Pedir para os alunos elaborarem um vitral coletivo, utilizando os materiais requeridos na aula anterior;
  • Avaliar com os alunos as dificuldades que eles tiveram para a realização do trabalho, bem como as soluções encontradas e o resultado conseguido;
  • Segue imagem de possibilidades de materiais e vitrais;

Aula 5

  • Retomar com os alunos o desenho, em papel sulfite A4,da observação da flor realizado na aula 3;
  • Entregar para os alunos uma folha de papel canson A3;
  • Pedir para os alunos recortarem o desenho da folha de sulfite, separando todas as partes da flor desenhada, ou seja, os galhos, as folhas, as pétalas e assim por diante;
  • Falar para os alunos colocarem sobre o papel canson A3 cada parte recortada, mantendo uma distância uma da outra, de modo que os recortes ocupem toda a extensão da folha de papel canson;
  • Ajudar os alunos a fixarem os recortes com rolinhos de fita crepe;
  • Solicitar aos alunos que desenhem, com um lápis HB, o contorno das partes fixadas no canson;
  • Dizer para os alunos retirarem os moldes, deixando sobre o papel canson somente o contorno à lápis;
  • Pedir para os alunos recortarem, com estilete ou tesoura, a parte interna das formas, deixando vazados, as folhas, as pétalas e os caules;
  • Entregar para os alunos folhas de papel celofane coloridas e dizer para eles recortarem as cores que quiserem, fixando-as com fita crepe em um dos lados do papel canson, de modo que do outro lado se consiga ver somente os vazados com o papel celofane;
  • Proceder com esta técnica por todo o desenho.

Aula 6

  •  Expor os vitrais de papel celofane nas janelas da escola, de modo que a parte em que se encontram as fitas crepes fiquem voltadas para o vidro;
  • Apreciar com os alunos os efeitos luminosos conseguidos com esta técnica de vitral em papel.       
Recursos Complementares
Avaliação
  • Os alunos serão avaliados durante todo o processo de pesquisa e produção dos vitrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário