Livia Fagundes NevesAutor
e Co-autor(es)
Andréa Vassallo Fagundes
Andréa Vassallo Fagundes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Exercitar a linguagem oral a partir de discussões sobre um tema.
Reconhecer a estrutura de uma letra de música, interpretando-a.
Construir frases, coletivamente, para compor uma letra de música.
Escolher, dentre várias melodias, a que mais possa se adequar à letra produzida.
Confeccionar vestimentas com material reciclável para apresentação da música produzida.
Dramatizar a música durante uma apresentação para uma outra turma.
Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento.
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
Conversa informal a respeito das experiências dos alunos no CIRCO.
O professor poderá mostrar a figura abaixo, realizando perguntas dirigidas:
(Imagem retirada do site: http://happypartys.blogspot.com/2010/06/circo.html)
- O que vocês estão vendo nessa figura?
- Quem já foi ao circo?
- Quem ainda não foi, mais gostaria de ir? Por quê?
- Vocês gostam de ir ao circo?
- Quais atrações estão presentes no circo?
- Quais atrações vocês mais gostam?
- Sempre tem circo na cidade? Por quê?
- O que mais te chamou a atenção quando você foi ao circo?
Momento 2
Os alunos serão divididos em grupos:
Um grupo receberá a letra de música abaixo para ser lida:
O Circo Já Chegou
Xuxa
Composição: Vanessa Alves / Maurício Gaetani
Vem brincar, que o circo já chegou
Vem sorrir, que o circo já chegou
Vem dançar, que o circo já chegou
Vamos bater palmas, porque o circo já chegou
Tem muita palhaçada só pra gente ser feliz
Tem foca equilibrando a bolinha no nariz
Tem lindas bailarinas
Na pontinha dos pés
Pipoca, algodão-doce e picolé
Malabaristas
Equilibristas
O circo já chegou
Vem brincar, que o circo já chegou
Vem sorrir, que o circo já chegou
Vem dançar, que o circo já chegou
Vamos bater palmas, porque o circo já chegou
Tem mágico fazendo tudo desaparecer
Surpresas na cartola, tudo isso é pra você
Tem muitas piruetas
Palhaços de montão
Caindo de bumbum no chão
Trapezistas
Pernas de pau
O circo já chegou
Vem brincar, que o circo já chegou
Vem sorrir, que o circo já chegou
Vem dançar, que o circo já chegou
Vamos bater palmas, porque o circo já chegou
(Música disponível no site http://letras.terra.com.br/xuxa/92715/)
O outro grupo receberá outra letra:
O circo
Xuxa
A gente gosta de brincar de circo
Dar cambalhotas, fazer palhaçada
A gente adora imitar os bichos
Como é bom brincar
A gente faz a mágica mais linda
Transforma a vida numa grande festa
A gente canta, dança, bate palma
E não quer parar
Vem a foca com a bola no nariz
O elefante bancando o chafariz
Vem a macacada toda de uma vez
Tira, bota, a gente pede bis
O palhaço me deixa tão feliz
Quando brinco bate forte o meu coração
(Música disponível no site: http://xuxa.musicas.mus.br/letras/295278/)
Os grupos serão orientados a realizar a leitura e a descobrir o gênero desses textos (letra de música), eles ainda receberão o roteiro abaixo para responder, discutindo-o:
- Que nome podemos dar a esse tipo de texto?
- Quem é o compositor dessa letra?
- Quem é o cantor dessa música?
- Qual é o tema dessa música?
- Quais são os personagens citados no texto?
- De acordo com a música, o que cada personagem faz no circo?
- Como podemos descrever o circo de acordo com essa música?
Após um tempo para a discussão, o professor mostrará os vídeos correspondentes às letras de músicas lidas por eles:
Os alunos poderão cantar as músicas e terão ainda mais um tempo para revisarem as respostas dos roteiros.
Em seguida, cada grupo irá à frente da sala cantar sua música (com o auxílio do áudio do vídeo) e apresentará as respostas do roteiro para o outro grupo.
Momento 3
O professor pedirá para os alunos levarem para sala de aula letras de músicas sobre circo (Se possível levarão também o áudio).
Na aula seguinte, eles apresentarão as músicas para os colegas ouvirem e cantarem.
Momento 4
Os mesmos grupos do momento anterior serão formados e o professor os convidará a construírem frases sobre o circo para compor uma letra de música.
(o professor poderá estipular o número de frases)
Momento 5
Outra tarefa do grupo será encontrar uma melodia (fundo musical) que poderá se ajustar à letra escrita por eles.
Cada integrante do grupo escolherá uma melodia (a qual poderá ser de uma outra música que lhe agrada) e sugerirá ao grupo. O grupo votará aquela que melhor se ajustar à letra.
Nesse momento, as frases escritas por eles poderão sofrer mudanças para se ajustar à melodia.
Momento 6
Após essa composição, os grupos cantarão as músicas para o professor e outros funcionários da escola (jurados) e será escolhida a mais original e animada.
Momento 7
A música escolhida será ensaiada para ser apresentada a outras turmas da escola.
Nessa apresentação, os alunos além de cantarem poderão dançar e dramatizar, realizando ações de personagens citados na música. (bater palmas, andar com a bola no nariz...)
Para essa encenação, poderão ser confeccionados pelos alunos vestimentas e utensílios utilizados por personagens como animais, mágicos, trapezistas, malabaristas, etc.
Essas confecções podem ser feitas a partir de material reciclado como papel (para roupas, chapéu e varinha de mágico), garrafas pettis (para equilibristas), latas (para malabarismo), jornal (para roupas como no exemplo abaixo) e chapéus.
Os alunos poderão trazer fantasias e materiais de casa também.
(Imagem retirada do site: http://impulsohq.com/)
Recursos Complementares
Outra música sobre circo está disponível no site: http://quarteto-em-cy.musicas.mus.br/letras/295380/
Avaliação
O professor avaliará se os alunos são capazes de se expor oralmente relatando situações referentes ao circo.
Observará se os alunos conseguem trabalhar em grupos.
Corrigirá as frases para compor a letra de música, observando a ortografia e a capacidade de escrever a respeito do tema proposto.
Avaliará o envolvimento e a participação ao compor e apresentar a música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário