APRESENTAÇÃO.

ESTE BLOG FOI CRIADO PARA SOCIALIZAR PLANEJAMENTOS DE AULAS DE ARTES PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL INICIAL. O MATERIAL NELE ENCONTRADO É UM APANHADO DE PLANEJAMENTOS DE AULAS ENCONTRADO NA NET PRODUZIDOS POR PROFESSORES.

Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Desenho ou ilusão: vamos soltar a imaginação?


Autor e Co-autor(es)

Juliana Gomes de Souza Diasimagem do usuário
CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Despertar a criatividade, instigar os alunos a desenhar utilizando materiais alternativos, desenvolver o conceito de composição, apresentar algumas obras do artista Vik Muniz e suas técnicas.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
Aula 01: Instigando a criatividade
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1969/imagens/sugestoes.gifAtenção professor! Para essa aula reserve uma máquina fotográfica para registrar o resultado do trabalho dos alunos. Solicite à turma que traga material reciclado, retalhos de tecido, botões, lã, algodão, revistas, jornais, etc. Organize a sala de aula de forma que o centro da sala fique vazio para que os alunos possam sentar no chão formando um grande círculo.

Ao iniciar a aula questione a turma se eles gostam de pintar, quais materiais que eles utilizam geralmente para pintar, se existe algum tipo de material que eles gostariam de utilizar para pintar, etc.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1969/imagens/aquarela2-M.jpg
Para instigar os alunos utilize o vídeo: Aquarela (disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/13230/mundo_da_crianca_dsl.wmv

O vídeo aborda a canção Aquarela de Toquinho, Vinicius, Morra e Fabrizio, que fala dos sonhos da criança e que tudo é possível é só utilizar a imaginação. (http://www.portacurtas.com.br/filme_abre_pop.asp?cod=2039&exib=4706#)
Após utilizar o vídeo questione a turma sobre o que eles viram no filme, do que se trata, quais elementos chamaram a atenção, etc.
Agora utilize o vídeo Comercial - Nextel - Vik Muniz, onde o artista Vik Muniz fala sobre a sua infância.
http://www.youtube.com/watch?v=PMOgxUBqPU8
Questione a turma sobre o vídeo: do que se trata, o que o artista quer dizer, qual a diferença do primeiro vídeo para o segundo, o que eles têm em comum?
Agora apresente algumas obras do artista.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1969/imagens/caravagio.jpg
Medusa – Caravaggio – com filetes de macarrão.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1969/imagens/meninos_de_acucar_muniz,_1996.jpg
meninos de açucar, 1996.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1969/imagens/pintura_de_lixo_Atlas_2007.jpg
Atlas, 2007 – pintura com lixo
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1969/imagens/monalisa.jpg
pós Wahrol série: Double Mona Lisa, manteiga de amendoim e geléia, 1999

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1969/imagens/desenho1.jpg
Série: Pinturas com fio, 1994

Atenção professor! Ao mostrar à turma as obras do artista Vik Muniz, fale um pouco sobre o seu processo criativo, sobre os materiais que utiliza, o registro das obras. Em Recursos Complementares indicamos alguns sites que abordam a obra do artista.
Agora que a turma já conhece a obra e o processo criativo do artista, é hora de produzir!
Atenção Professor! Apresente à turma alguns materiais disponíveis, distribua folhas de papel tamanho A3 (ou maior se possível), instigue os alunos a conhecer os materiais e a explorá-los de forma inusitada como faz o artista Vik Muniz. Os trabalhos mais efêmeros devem ser registrados com a máquina fotográfica.
Após a conclusão dos trabalhos o professor deverá reunir a turma para que todos apresentem sua obra e falem um pouco do seu processo criativo.
Atenção professor! Enquanto os alunos apresentam-se faça o registro dos trabalhos, se possível por meio de vídeo.

Aula 02: No laboratório de informática

Agora é hora de divulgar os trabalhos! Os alunos deverão criar um blog para divulgar seus trabalhos.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1969/imagens/sugestoes.gifAtenção professor! Incentive seus alunos para criação de blogs. A ferramenta estimula a escrita, reflexão, discussão sobre diversos temas, a articulação das idéias, o trabalho criativo, cooperativo e colaborativo. O aluno passa a ser mais ativo e reflexivo diante das informações. Sugerimos o blog: Bloggerhttp://www.blogger.com/home
Caso ele tenha dificuldades para utilizar a ferramenta indicamos o tutorial:http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1969/imagens/ROTEIROS.gif
Na primeira postagem deverão se apresentar (nome, idade e o que gosta de fazer).
Na segunda postagem uma redação abordando os seguintes temas:
- a influência dos vídeos na realização do trabalho
- a obra (descrição)
- os materiais utilizados (motivo)
- as dificuldades encontradas
- se gostou de realizar a atividade
- o que aprendeu
Na terceira postagem deverão comentar alguns trabalhos dos colegas e indicar o link.

Atenção professor! Disponibilize aos alunos os registros realizados durante a apresentação dos trabalhos na aula passada, para que eles insiram nos blogs.

Sugestão de Avaliação
Atenção Professor! Existem vários métodos para avaliar a turma que vão desde: prova objetiva; prova dissertativa; seminário; trabalho em grupo; debate; relatório individual; autoavaliação; e observação. Escolha o método que melhor adapta-se a turma e em especial ao aluno, pois cada indivíduo desenvolve-se de maneira diferente, e é importante que o professor esteja alerta para orientá-lo da melhor forma possível durante o processo de aprendizagem. 
Consulte a reportagem sobre avaliação disponível no site Nova Escola:http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0138/aberto/mt_246908.shtml ehttp://revistaescola.abril.com.br/edicoes/Esp_024/aberto/ela-ajuda-orientar-aprendizagem-412708.shtml

Recursos Educacionais
NomeTipo
Recursos Complementares
http://www.vikmuniz.net/www/index.html http://www.museuimperial.gov.br/trem_ferro/nome_vik.htm http://www.fortesvilaca.com.br/artista/vik-muniz/foto-11.html http://bravonline.abril.com.br/conteudo/artesplasticas/artesplasticasmateria_249259.shtml
Avaliação
Ao apresentar a proposta de trabalho à turma é importante que o professor deixe claro os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisarão desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. O professor deverá incentivar a troca de idéias e as descobertas entre os alunos. É importante que os alunos participem das discussões e tomadas de decisões sobre os trabalhos e critérios a serem avaliados.
Eziquiel Menta

Nenhum comentário:

Postar um comentário