Autor e Co-autor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Despertar a criatividade, instigar os alunos a desenhar utilizando materiais alternativos, desenvolver o conceito de composição, apresentar algumas obras do artista Vik Muniz e suas técnicas.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
Aula 01: Instigando a criatividade
Atenção professor! Para essa aula reserve uma máquina fotográfica para registrar o resultado do trabalho dos alunos. Solicite à turma que traga material reciclado, retalhos de tecido, botões, lã, algodão, revistas, jornais, etc. Organize a sala de aula de forma que o centro da sala fique vazio para que os alunos possam sentar no chão formando um grande círculo. |
Ao iniciar a aula questione a turma se eles gostam de pintar, quais materiais que eles utilizam geralmente para pintar, se existe algum tipo de material que eles gostariam de utilizar para pintar, etc.
Para instigar os alunos utilize o vídeo: Aquarela (disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/13230/mundo_da_crianca_dsl.wmv) O vídeo aborda a canção Aquarela de Toquinho, Vinicius, Morra e Fabrizio, que fala dos sonhos da criança e que tudo é possível é só utilizar a imaginação. (http://www.portacurtas.com.br/filme_abre_pop.asp?cod=2039&exib=4706#) |
Após utilizar o vídeo questione a turma sobre o que eles viram no filme, do que se trata, quais elementos chamaram a atenção, etc.
Agora utilize o vídeo Comercial - Nextel - Vik Muniz, onde o artista Vik Muniz fala sobre a sua infância.
http://www.youtube.com/watch?v=PMOgxUBqPU8
http://www.youtube.com/watch?v=PMOgxUBqPU8
Questione a turma sobre o vídeo: do que se trata, o que o artista quer dizer, qual a diferença do primeiro vídeo para o segundo, o que eles têm em comum?
Agora apresente algumas obras do artista.
Medusa – Caravaggio – com filetes de macarrão.
meninos de açucar, 1996.jpg
Atlas, 2007 – pintura com lixo
pós Wahrol série: Double Mona Lisa, manteiga de amendoim e geléia, 1999
Série: Pinturas com fio, 1994
Atenção professor! Ao mostrar à turma as obras do artista Vik Muniz, fale um pouco sobre o seu processo criativo, sobre os materiais que utiliza, o registro das obras. Em Recursos Complementares indicamos alguns sites que abordam a obra do artista.
Agora que a turma já conhece a obra e o processo criativo do artista, é hora de produzir!
Atenção Professor! Apresente à turma alguns materiais disponíveis, distribua folhas de papel tamanho A3 (ou maior se possível), instigue os alunos a conhecer os materiais e a explorá-los de forma inusitada como faz o artista Vik Muniz. Os trabalhos mais efêmeros devem ser registrados com a máquina fotográfica.
Após a conclusão dos trabalhos o professor deverá reunir a turma para que todos apresentem sua obra e falem um pouco do seu processo criativo.
Atenção professor! Enquanto os alunos apresentam-se faça o registro dos trabalhos, se possível por meio de vídeo.
Aula 02: No laboratório de informática
Agora é hora de divulgar os trabalhos! Os alunos deverão criar um blog para divulgar seus trabalhos.
Atenção professor! Incentive seus alunos para criação de blogs. A ferramenta estimula a escrita, reflexão, discussão sobre diversos temas, a articulação das idéias, o trabalho criativo, cooperativo e colaborativo. O aluno passa a ser mais ativo e reflexivo diante das informações. Sugerimos o blog: Blogger: http://www.blogger.com/home Caso ele tenha dificuldades para utilizar a ferramenta indicamos o tutorial:http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf |
Na primeira postagem deverão se apresentar (nome, idade e o que gosta de fazer). Na segunda postagem uma redação abordando os seguintes temas: - a influência dos vídeos na realização do trabalho - a obra (descrição) - os materiais utilizados (motivo) - as dificuldades encontradas - se gostou de realizar a atividade - o que aprendeu Na terceira postagem deverão comentar alguns trabalhos dos colegas e indicar o link. |
Atenção professor! Disponibilize aos alunos os registros realizados durante a apresentação dos trabalhos na aula passada, para que eles insiram nos blogs.
Sugestão de Avaliação
Atenção Professor! Existem vários métodos para avaliar a turma que vão desde: prova objetiva; prova dissertativa; seminário; trabalho em grupo; debate; relatório individual; autoavaliação; e observação. Escolha o método que melhor adapta-se a turma e em especial ao aluno, pois cada indivíduo desenvolve-se de maneira diferente, e é importante que o professor esteja alerta para orientá-lo da melhor forma possível durante o processo de aprendizagem.
Consulte a reportagem sobre avaliação disponível no site Nova Escola:http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0138/aberto/mt_246908.shtml ehttp://revistaescola.abril.com.br/edicoes/Esp_024/aberto/ela-ajuda-orientar-aprendizagem-412708.shtml
Atenção Professor! Existem vários métodos para avaliar a turma que vão desde: prova objetiva; prova dissertativa; seminário; trabalho em grupo; debate; relatório individual; autoavaliação; e observação. Escolha o método que melhor adapta-se a turma e em especial ao aluno, pois cada indivíduo desenvolve-se de maneira diferente, e é importante que o professor esteja alerta para orientá-lo da melhor forma possível durante o processo de aprendizagem.
Consulte a reportagem sobre avaliação disponível no site Nova Escola:http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0138/aberto/mt_246908.shtml ehttp://revistaescola.abril.com.br/edicoes/Esp_024/aberto/ela-ajuda-orientar-aprendizagem-412708.shtml
Recursos Educacionais
Nome | Tipo |
---|
Recursos Complementares
http://www.vikmuniz.net/www/index.html http://www.museuimperial.gov.br/trem_ferro/nome_vik.htm http://www.fortesvilaca.com.br/artista/vik-muniz/foto-11.html http://bravonline.abril.com.br/conteudo/artesplasticas/artesplasticasmateria_249259.shtml
Avaliação
Ao apresentar a proposta de trabalho à turma é importante que o professor deixe claro os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisarão desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. O professor deverá incentivar a troca de idéias e as descobertas entre os alunos. É importante que os alunos participem das discussões e tomadas de decisões sobre os trabalhos e critérios a serem avaliados.
Eziquiel Menta
Nenhum comentário:
Postar um comentário