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sábado, 25 de junho de 2011

Planos na fotografia: aproveitando os celulares e as máquinas digitais

Andréa Senra Coutinho
JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII
Nelson V. F. Faria

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer quais são os tipos de enquadramento utilizados na fotografia
  • Apreciar fotografias artísticas em seus diversos enquadramentos
  • Reconhecer os vários enquadramentos durante a captura de imagens digitais
  • Saber variar os planos no momento da captura de imagens de um mesmo objeto e perceber os efeitos visuais e as sensações que esta variação pode produzir.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Saber fotografar com celulares ou máquinas digitais (mesmo que intuitivamente)
Estratégias e recursos da aula
  • Inicie a aula falando, de maneira breve, do surgimento da fotografia no início do século XIX. É bom reforçar que a máquina fotográfica revolucionou os modos de pensar a arte e trouxe novas possibilidades de criação de imagens. No início, a fotografia teve mais a função de documentar momentos da vida cotidiana, mas depois, passou a ser considerada uma linguagem artística. Hoje, a fotografia tem dominado o mundo das artes visuais assim como o vídeo. O que não significa que os/as artistas tenham deixado a pintura, o desenho, a escultura, os meios mais tradicionais, de lado, mas é notória a entrada da fotografia como arte no circuito artístico e cultural contemporâneo.
  • Comente também que é notável, que cada vez mais crianças e jovens tenham acesso a equipamentos digitais que os/as permitem capturar, com muita facilidade, instantes da vida. E aproveitando essa “mania” de tirar fotos a aula de hoje irá introduzir o conceito de "planos", de "enquadramento", de ponto de vista do fotógrafo/a, tão necessário para garantir uma boa foto.
  • Apresente algumas fotografias de artistas, como por exemplo, uma de Sebastião Salgado:
Sebastião Salgado
  • Ao apresentar essa fotografia do famoso artista brasileiro, ressalte o ângulo escolhido por ele para fazer o registro da cena. Peça as crianças para descreverem o que vêem e dizerem de onde elas acham que Salgado tirou a foto. E mais, por que será que ele escolheu este ângulo, este ponto de vista? O que ele conseguiu captar ao fotografar num plano geral? Associe a escolha do artista com sua intenção de revelar a multidão de garimpeiros a procura de ouro e o desenho que se forma com os inúmeros corpos andando em direções variadas.
  •  Pontue que o fotógrafo optou por capturar aquele momento, daquele ângulo específico, não foi obra do acaso. Logo, se conhecemos os planos e percebemos que a escolha dos mesmos pode dar significado ou mesmo alterar a interpretação do observador, é interessante conhecermos melhor algumas das possibilidades de enquadramento. Converse com o grupo que ao termos conhecimento dos enquadramentos, passamos a fotografar com intenção e não simplesmente clicando o botão da máquina ou do celular por acaso.
  • Trabalhe nessa aula com três planos e exemplifique cada um deles: (1.) plano geral: toma o máximo da extensão do local, da paisagem que se quer fotografar; (2.) plano médio: fecha o ângulo e se aproxima mais do modelo/tema escolhido; (3.) plano de detalhe: apresenta apenas algumas partes ou parcelas do modelo
  • Peça as crianças para cortar um retângulo (de 6X4 cm) no centro de uma folha A4. Com esse visor, faça alguns exercícios sobre plano geral, médio e de detalhe em sala de aula, pedindo que cada aluno/a posicione o seu visor a frente dos olhos de acordo com os planos estudados, um de cada vez. Com esse exercício, as crianças que ainda não entenderam bem a diferença entre os três planos, apresentarão suas dúvidas. Corrija, se aparecerem erros, antes de propor a saída de sala para a captura das imagens.
  
  • Peça ao grupo que faça as anotações sobre os nomes e características de cada plano mencionado.
  • Após a explanação, as anotações e os exercícios com o visor, sugira ao grupo sair da sala para capturar pelo menos duas imagens para cada plano estudado com suas máquinas digitais ou seus celulares. Chame atenção para a existência de outros planos, mas que, para iniciar o estudo, o trabalho ficará em torno dos três planos selecionados.
  • Após a captura realizada pelos alunos com seus equipamentos, se puder transferir todas as imagens para o computador e em seguida, projetá-las na parede é possível fazer uma análise individual junto de cada aluno/a da proposta da aula. Bem como, observar com o grupo as escolhas que cada um foi capaz de fazer e também dar a oportunidade para as justificativas. Esse momento pode ser rico para conversas não somente sobre se os planos estão corretos ou não, mas sobre os temas escolhidos, as cores, luz, os efeitos capturados, etc.
  • Essa aula não intenciona que as imagens recolhidas pelas crianças sejam necessariamente reveladas ou impressas. No entanto, se houver essa possibilidade, durante a apresentação das imagens, peça que cada aluno/a escolha uma das imagens feitas por ele/a para que a mesma possa ser revelada ou impressa. Dessa forma, é possível ficar também com um registro material das aulas e não apenas digital. Convide o grupo a montar um álbum com as fotos escolhidas.
  • E ainda, caso não possa transferir as imagens capturadas pelas crianças para o computador, organize a turma para que cada criança mostre em sua própria máquina ou celular o trabalho de captura das imagens segundo os planos estudados. Dessa forma, fica mais difícil a participação de toda turma na análise das imagens, mas mesmo assim, a proposta é válida com análise individual.
  • Veja algumas das fotografias realizadas por alunos na escola:
Plano geral
Plano Médio
Plano de detalhe
Recursos Complementares
Avaliação
  • A avaliação passa pela verificação se as crianças conseguiram capturar imagens segundo as características dos planos (enquadramentos) estabelecidos no início da aula. Essa verificação precisa ser realizada em conjunto, alunos e professor/a. Se todo grupo participar, tanto melhor, pois os alunos e alunas podem ser provocados a analisar as imagens capturadas pelos colegas, fazendo um rodízio entre o grupo.
  • É importante também, questionar os resultados obtidos para além do “ter acertado o plano ou não”, mas discutir as escolhas dos temas, a combinação de cores, os contrastes, o equilíbrio dos elementos presentes na imagem, os aspectos conceituais que podem surgir das imagens capturadas. Essa etapa de verificação e análise das imagens pode durar até duas aulas de 50 minutos dependendo do número de alunos/as. É uma etapa importante para o aprendizado sobre fotografia e enquadramentos que poderá ser útil mais tarde, nos desenhos em quadrinhos, na produção de curtas metragens e até mesmo nas pinturas, colagens, etc.

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