UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA
Elizabet Rezende de Faria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
§ Investigar a formação dos presépios – personagens e contexto;
§ Manusear a argila para sentir a sua plasticidade e possibilidades de construção de objetos a partir dela;
§ Criar personagens para a composição de um presépio coletivo em modelagem com argila.
Duração das atividades
• Sete aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ø Apreciação de imagem de obra de arte;
Ø Exercícios em modelagem com massinha e argila.
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
Ø Prepare a reprodução impressa da imagem dos personagens da obra “Os profetas”, de Aleijadinho, em forma de cartões postais – 12 profetas – 12 cartões;
Ø Apresente os cartões com a imagem dos personagens, individualmente, sem identificá-los e proponha uma busca virtual no Laboratório de Informática, em grupos de trabalho - 12 grupos. Sugestão:
*Pesquisa sobre as imagens dos cartões: não dar pistas da obra, nem referências históricas (Título, autoria, técnica, origem, localização), apenas o site para a pesquisa:
*Descoberta da origem das imagens contidas nos postais:
- Proponha a incursão pelo site http://congonhas.tripod.com/profetas.html, onde os alunos terão acesso aos dados/informações das imagens dos postais - sobre cada um dos profetas e suas características (Abdias, Amós, Baruc, Daniel, Ezequiel, Naum, Abacoc, Isaías, Jeremias, Joel, Jonas e Oséias);
Ø Solicite para que anotem os aspectos mais importantes de cada personagem para socialização na aula seguinte;
Ø Recolha os doze postais.
Aula 2
Ø Apresente os personagens da obra “Os profetas”, de Aleijadinho, em Congonhas - cidade histórica de Minas Gerais, juntos na mesma imagem;
Ø Proponha a montagem de uma nova imagem, em forma de reprodução da obra, a partir dos postais trabalhados na aula anterior – composição completa;
Ø Solicite aos alunos a apreciação/fruição da imagem construída, a partir da expressão corporal, de modo que doze voluntários se proponham a reproduzir os doze personagens;
Ø Congelando a imagem, fotografe os alunos em cena de performance;
Ø Apresente a imagem fotografada ao grupo, fazendo os recortes e contrastes desvelados na proposta;
Ø Fale sobre o autor da obra e conte sobre ele. Sugestão:
*Aleijadinho:
Escultor, entalhador e arquiteto mineiro da arte barroca, considerado o maior escultor do período barroco.
Aleijadinho (retrato): um dos maiores representantes das artes plásticas brasileira
*Aleijadinho (1730 - 1814) Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (Vila Rica, atual Ouro Preto MG 1730 - idem 1814). Escultor, arquiteto, entalhador. É considerado o mais importante artista brasileiro do período colonial. Filho natural do arquiteto e mestre de obras português Manuel Francisco Lisboa e de uma de suas escravas, recebe do pai as primeiras noções de desenho, arquitetura e escultura.
*Entre os anos de 1800 e 1805, sexagenário e bastante enfermo, o artista mineiro Aleijadinho (1730-1814), realiza o conjunto de esculturas monumentais que marcaria definitivamente sua obra. Seu último projeto de vulto, os 12 profetas em pedrassabão de tamanho quase natural, feitos para o adro dianteiro do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos de Congonhas do Campo, em Minas Gerais, são um dos exemplos mais contundentes do desenvolvimento do barroco no Brasil, e talvez a sua última grande manifestação.
Aula 3
Ø Proponha ao grupo a construção de um presépio coletivo com a técnica da modelagem em argila;
Ø Selecione algumas imagens de presépios construídos com argila e apresente aos alunos. Sugestão:
Ø Sobre Presépios de Natal, veja: História, significado do presépio de Natal, imagem, origem, montagem do presépio, tamanhos, materiais usados:
Ø Disponibilize um bloco pequeno de argila para cada aluno, solicitando um projeto em miniatura para a criação de um dos personagens para o presépio;
Ø Guarde as peças projetadas/modeladas em argila em local seguro.
Projetos em miniatura - Personagens do presépio
Alunos do 5º Ano/2000 ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e autoria Marileusa Reducino e Soraia Lelis
Aula 4 e 5
Ø Apresente à turma todos os projetos para os personagens que comporão o presépio coletivo em argila, criados na aula anterior;
Ø Solicite a eleição dos personagens mais significativos para os alunos, visando à construção de um presépio coletivo;
Ø Identifique com a turma os personagens a serem criados em blocos maiores de argila. Sugestão:
- Menino Jesus (filho de Deus e o Salvador);
-Virgem Maria (mãe de Jesus Cristo);
- José (pai de Jesus Cristo);
- Manjedoura com palhas em um curral (local onde nasceu Jesus);
- Burro e Boi ou ovelhas (animais do curral, representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu);
- Anjos (responsáveis por anunciar a chegada de Jesus);
- Estrela de Belém (orientou os reis Magos quando Jesus nasceu);
- Pastores (representam a simplicidade das pessoas do local em que Jesus nasceu);
- Reis Magos (Melquior, Baltazar e Gaspar).
Ø Organize a turma em grupos de trabalho, objetivando a construção das réplicas dos projetos criados em miniatura, agora em blocos maiores de argila;
Ø Disponibilize retalhos de tecido, vasilhas com água, palitos de picolé e facas sem corte para o trabalho com a argila;
Ø Explique como se faz a colagem das partes modeladas através da costura e ligamento com massinha de argila;
Ø Inicie a produção coletiva dos personagens que comporão o presépio coletivo em argila;
Ø Acompanhe o trabalho de perto, dando dicas de manuseio da argila e insista na necessidade de construção de uma peça sólida/firme;
*Providencie uma placa ou retalho de madeira como suporte para as peças que serão modeladas, facilitando o seu manuseio e transporte durante o processo de criação (da mesa para a prateleira e da prateleira para a mesa) – pois as peças se tornarão pesadas ao longo do trabalho até a sua conclusão;
*Durante o processo de modelagem, envolva a peça que está sendo modelada com retalho de tecido molhado, sobreponha um plástico e lacre, evitando-se assim, o seu ressecamento entre uma aula e outra.
Processo de construção de personagens do presépio em modelagem com argila
Alunos do 5º Ano/2000 ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e autoria Marileusa Reducino e Soraia Lelis
Aulas 6 e 7
Ø Prepare tinta guache com cola plástica, vasilhas com água, papel toalha e pincéis para a realização da pintura sobre as peças modeladas em argila;
Ø Solicite aos alunos para que fiquem atentos aos detalhes de cada personagem;
Ø Coloque as peças para secar em local seguro e providencie um espaço para a exposição;
Exposição: Presépio (Biblioteca Campus Umuarama – UFU) - Construção de presépio em modelagem com argila
Alunos do 5º Ano/2000 ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e autoria Marileusa Reducino e Soraia Lelis
Ø Proponha aos alunos um Leilão de Arte com as peças do presépio, após a socialização do trabalho em forma de exposição.
Leilão de Arte: Presépio - Personagens modelados em argila
Alunos do 5º Ano/2000 ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e autoria Marileusa Reducino e Soraia Lelis
Recursos Complementares
*Ver aulas de minha autoria no Portal do Professor:
PAINEL EM CERÂMICA http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13455
ESCULTURA DE FIGURA HUMANA http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25386
*Argila - Formada pela alteração de certas rochas, como as que tem feldspato, a argila pode ser encontrada próxima de rios, muitas vezes, formando barrancos nas margens. Apresenta-se nas cores branca e vermelha. No solo, a fração de argila, componente comum das lamas ou barro, como são conhecidos popularmente, é constituída de minerais desse grupo das argilas aos quais agregam-se hidróxidos coloidais floculados e diversos outros componentes cristalinos ou amorfos.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Argila> Acesso em: 10/11/2009.
Avaliação
Além das conversas permanentes, troca de experiências e autoavaliação, propõe-se a apreciação coletiva do processo ensino-aprendizagem em artes visuais, verificando os experimentos, a criatividade, o interesse pela descoberta, a aplicação do conteúdo estudado nas construções elaboradas a partir do referencial teórico-plástico proposto – presépios, personagens e contexto, bem como, o retorno dos alunos quanto ao processo desenvolvido e o conhecimento artístico adquirido na técnica da modelagem com argila para construção de objetos tridimensionais.
adorei a aula.
ResponderExcluir