APRESENTAÇÃO.

ESTE BLOG FOI CRIADO PARA SOCIALIZAR PLANEJAMENTOS DE AULAS DE ARTES PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL INICIAL. O MATERIAL NELE ENCONTRADO É UM APANHADO DE PLANEJAMENTOS DE AULAS ENCONTRADO NA NET PRODUZIDOS POR PROFESSORES.

Total de visualizações de página

sábado, 25 de junho de 2011

MÃO NA MASSA - UM RECURSO PLÁSTICO ARTESANAL PARA MODELAGEM

Soraia Cristina Cardoso Lelis
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA
Elizabet Rezende de Faria

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
§  Aprender a fazer a massa artesanal, em substituição à industrializada;
§  Pensar as possibilidades de aplicação da massa caseira/artesanal;
§  Construir objetos através da modelagem da massa artesanal.
Duração das atividades
• Quatro aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
·         Não há necessidade de trabalho anterior enquanto pré-requisito para esta aula.  
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
Ø  Disponibilize bacias plásticas, farinha de trigo, sal, óleo, anilina ou guache e água;
Ø  Proponha aos alunos a fabricação de massa caseira artesanal;
Ø  Veja como se faz:
  
04 xícaras de farinha de trigo
01 xícara de sal
1 e 1/2 xícara de água
1 colher (sopa) de óleo
Corante alimentício de várias cores (você encontra facilmente nos supermercados) – que pode ser substituído por guache ou anilina;
Ø Misture tudo muito bem, amassando com as mãos. Separe por cores e guarde em sacos plásticos para que durem por mais tempo;   
Ø Deixe os alunos explorarem a massa e depois guarde para o processo criativo da aula seguinte.
 
Aula 2
Ø  Retome com os alunos o processo alquímico - fabricação de massa artesanal caseira;
Ø  Distribua pequenos blocos de massa aos alunos e solicite que trabalhem na modelagem de objetos ou peças;
Ø  Recolha as produções poéticas dos alunos e guarde sobre uma prancha pequena de papel encorpado (cartolina ou cartão).
Aula 3   
Ø  Retome os objetos modelados na aula anterior, solicitando um desenho de observação da proposta criada, em papel canson e caneta hidrocor;
Ø   Proponha a  aplicação de cola cascorez (ou outra cola plástica de boa qualidade) sobre as peças modeladas, de forma a buscar a sua  impermeabilização.   
Aula 4
Ø  Convide os alunos a reunirem seus trabalhos em uma proposta coletiva, buscando  a criação de uma exposição;
Ø  Fotografe a composição criada e apresente ao grupo de forma impressa -  formato de cartão;
Ø  Socialize a experiência de produção artesanal de massa caseira, em substituição à industrializada, propondo paralelamente, a apreciação estética dos trabalhos desenvolvidos.
Modelagem com massa artesanal
Alunos do 3º Ano ESEBA-UFU, 2009
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Modelagem com massa artesanal
Alunos do 3º Ano ESEBA-UFU, 2009
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Modelagem com massa artesanal
Alunos do 3º Ano ESEBA-UFU, 2009
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
*CURIOSIDADE: Aproveite o resíduo do café coado e faça massa caseira. Convide seus alunos e veja:
*Outros sites sobre massa caseira / artesanal - oriente seus alunos à pesquisa paralela (em casa) para enriquecimento da aprendizagem:            
www.1papacaio.com.br              
http://mosaicobrasil3.blogspot.com/              
Recursos Complementares
*Modelagem - operação pela qual o escultor executa diretamente sua obra em substâncias maleáveis como o barro ou a cera, capazes de ser moldadas pelas mãos do artista. (Dicionário eletrônico HOUAISS da Língua Portuguesa)
*Massa - quantidade de matéria sólida ou pastosa, de maior ou menor coesão; ger.  de forma indefinida; pasta que resulta da mistura de farinha com água ou com qualquer outro líquido; substância pastosa, mais ou menos coesa, preparada para finalidades diversas. Exs.: m. de pão; m. de pedreiro. (Dicionário eletrônico HOUAISS da Língua Portuguesa).
Avaliação
Sugere-se a observação direta e o acompanhamento dos alunos na proposta de fabricação de massa artesanal, em substituição à industrializada, propondo à turma, a troca de experiências e a autoavaliação como instrumentos de avaliação da prática artística, verificando a aplicação dos conteúdos pesquisados no processo criativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário