JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Sobre as obras de artes que visam aproximação diferente com o espaço de mundo;
Como o espectador se relaciona com esta nova proposta;
A importância da obra de Lygia Clark dentro desta nova perspectiva de obra de arte e para a arte brasileira;
Propor trabalhos de dobraduras embasados na série Bichos de Lygia Clark;
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há conhecimentos prévios para esta aula.
Estratégias e recursos da aula
1ª atividade
Lygia Clark é uma das mais importantes artistas brasileiras. Suas obras levaram o público a extrapolar sua função de mero observador, fazendo-o ser parte do trabalho ao propor que cada um participe vivenciando, andando, deitando ou manipulando a obra. Trata-se de uma nova relação com o espaço, pois a obra deixa de figurar na parede para ganhar o ambiente de outra forma.
Mostrar imagens:
Máscaras sensoriais
Máscaras Abismo
O Eu e o Você – Roupa-corpo-roupa
Manipulação da série Bichos
Manipulação da série Bichos
O dentro e o fora
Bicho
Bicho
Bicho
A partir das imagens perguntar aos alunos se os Bichos de Lygia Clark se parecem com algum bicho que eles conhecem. Comentar que o artista tem liberdade de criação e que os Bichos da artista são a leitura dela sobre o tema.
Propor que cada aluno desenhe um animal. Este desenho deve se parecer com um bicho na realidade.
O aluno deve escolher um bicho que goste para trabalhar.
Ao final da aula, o professor deve recolher os desenhos dos bichos.
2ª atividade:
Mostrar novamente as imagens dos Bichos de Lygia Clark.
Pedir que os alunos relacionem quais são os materiais das esculturas.
Observar que se tratam de placas metálicas articuladas.
Pegar o animal desenhado pelo aluno e perguntar se seria possível transformar aquele desenho em um Bicho, tal qual o da artista.
Pedir que cada um desenhe um Bicho articulado, recriando o seu animal desenhado na atividade anterior.
3ª atividade:
Oferecer aos alunos placas de papelão e fita crepe. Pedir que eles montem o seu Bicho em pequeno formato tridimensional, trabalhado em desenho nas atividades anteriores. No final da montagem eles podem pintar seus Bichos.
Expor os trabalhos para a turma com os desenhos afixados perto do objeto.
Cada aluno deve experimentar os trabalhos dos colegas.
Recursos Complementares
Avaliação
Os alunos devem fazer uma avaliação coletiva da produção da turma.
O professor deve avaliar a compreensão dos alunos sobre a obra de Lygia Clark, observando todo o processo de criação, finalização e experimentação dos trabalhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário