Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos
NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Apreciar obras de arte.
Conhecer diferentes tipos de linhas.
Identificar linhas em obras de arte.
Prodruzir obra de arte a partir de ponto, linha e curva.
Duração das atividades
2 aulas com duração de 50 minutos cada atividade.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Esse estudo é importante por possibilitar a criança, o brincar através do desenho com alguns dos elementos da linguagem visual como linhas, formas, cores e traços, representando sua expressividade.
- Leitura de imagens.
Estratégias e recursos da aula
1° Momento
O professor deverá pesquisar com antecedência imagens de objetos, plantas, móveis, edificações, paisagens em revistas ou na internet. Em sala de aula, o professor propõe uma atividade em grupo a partir das imagens que ele pesquisou. Cada grupo receberá algumas imagens para observar, buscando identificar linhas e formas que as compõem. Logo após essa atividade de observação, cada grupo irá expor para toda a turma suas observações, mostrando como e o que conseguiram identificar (linhas, formas, figuras, cores, etc.).
Fonte:Relatório da Prática Pedagógica. Turma do 1º ano. NEI-CAp/UFRN. 2007.
Em seguida, o professor propõe uma atividade de desenho. Nessa atividade os alunos deverão imaginar cenas/composições com linhas retas e curvas e depois irão desenhar a composição artística imginada. Professor pode estimular o aluno a explorar o espaço no papel, ao desenhar, cruzando as linhas, criando figuras geométricas. O professor pode incentivar os alunos a pintarem entre os espaços nos desenhos que eles conseguirem criar. Surgirá diferentes composições conforme a criatividade de cada criança.
2º Momento
CONHECENDO A ARTE ABSTRATA
O professor deverá conversar com os alunos sobre a arte do abstracionismo, ler informações que contextualize o surgimento desse estilo artístico. Poderá comentar com as crianças que estudiosos da arte consideram o pintor russo kandinsky como sendo o iniciador do abstracionismo. Depois de algum tempo esse estilo, apresentou duas tendências o Abstracionismo informal e o Abstracionismo geométrico que tem o pintor holandes Piet Mondrian autor das obras mais representativas dessa tendência. Após a conversa, o professor mostrará imagens de obras de arte no estilo abstracionista para os alunos apreciarem. Segue algumas sugestões de obras de arte.
Composição VIII - 1923. Kandinsky.
Composição. Piet Mondrian.
Fonte:www.pintoresfamosos.com.br/
Fonte:www.pintoresfamosos.com.br/
Age, 1985. Manabu Mabe.
Formas, 1951. Ivan Serpa.
3º Momento
Após a apreciação das obras apresentadas, o professor deverá orientar os alunos a escolher uma obra e fazer uma releitura. Eles poderão usar lápis de cor e giz de cera ou tinta. Depois o professor combinará como os alunos como fazer a socialização dos trabalhos.
Recursos Complementares
Avaliação
Para fazer a avaliação desta aula, o professor poderá considerar a participação, o envolvimento das crianças durante a realização das atividades; observar se em sua composição artística o aluno apresenta os elementos analisados ( linhas, formas e cores) em algumas obras de arte.
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário