APRESENTAÇÃO.

ESTE BLOG FOI CRIADO PARA SOCIALIZAR PLANEJAMENTOS DE AULAS DE ARTES PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL INICIAL. O MATERIAL NELE ENCONTRADO É UM APANHADO DE PLANEJAMENTOS DE AULAS ENCONTRADO NA NET PRODUZIDOS POR PROFESSORES.

Total de visualizações de página

sábado, 25 de junho de 2011

Linhas, curvas e pontos.


Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelosimagem do usuário
NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Apreciar obras de arte.
Conhecer diferentes tipos de linhas.
Identificar linhas em obras de arte.
Prodruzir obra de arte a partir de ponto, linha e curva.
Duração das atividades
2 aulas com duração de 50 minutos cada atividade.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Esse estudo é importante por possibilitar a criança, o brincar através do desenho com alguns dos elementos da linguagem visual como linhas, formas, cores e  traços,  representando sua expressividade.
  • Leitura de imagens.
Estratégias e recursos da aula

1° Momento

O professor deverá pesquisar com antecedência  imagens de objetos, plantas, móveis, edificações, paisagens em revistas ou na internet. Em sala de aula,  o professor propõe uma atividade em grupo a partir das imagens que ele pesquisou. Cada grupo receberá algumas imagens para observar, buscando identificar linhas e formas que as compõem. Logo após essa atividade de observação, cada grupo irá expor para toda a turma suas observações, mostrando como e o que conseguiram identificar (linhas, formas, figuras, cores, etc.).
Fonte:Relatório da Prática Pedagógica. Turma do 1º ano. NEI-CAp/UFRN. 2007.
Em seguida, o professor propõe uma atividade de desenho. Nessa atividade os alunos deverão imaginar cenas/composições com linhas retas e curvas e depois irão desenhar a composição artística imginada. Professor pode estimular o aluno a explorar o espaço no papel, ao desenhar, cruzando as linhas, criando figuras geométricas. O professor pode incentivar os alunos a pintarem entre os espaços nos desenhos que eles conseguirem criar. Surgirá diferentes composições conforme a  criatividade de cada criança.

2º Momento

CONHECENDO A ARTE ABSTRATA

O professor deverá conversar com os alunos sobre a arte do abstracionismo, ler informações que contextualize o surgimento desse estilo artístico. Poderá comentar com as crianças que estudiosos da arte consideram o  pintor russo kandinsky como sendo o iniciador do abstracionismo. Depois de algum tempo esse estilo, apresentou duas tendências  o Abstracionismo informal  e o Abstracionismo geométrico  que tem o pintor  holandes  Piet Mondrian  autor  das obras mais representativas dessa tendência. Após a conversa, o professor mostrará imagens de obras de arte no estilo abstracionista para os alunos apreciarem. Segue algumas sugestões de obras de arte.
undefined
Composição VIII - 1923. Kandinsky.
undefined
Composição. Piet Mondrian.
Fonte:www.pintoresfamosos.com.br/

undefined

Age, 1985. Manabu Mabe.
undefined
Formas, 1951. Ivan Serpa.

3º Momento

Após a apreciação das obras apresentadas, o professor deverá orientar os alunos a escolher uma obra e fazer uma releitura. Eles poderão usar lápis de cor e giz de cera ou tinta. Depois o professor combinará como os alunos como fazer a socialização dos trabalhos.
Recursos Complementares
Avaliação
Para fazer a avaliação desta aula, o professor poderá considerar a participação, o envolvimento das crianças durante a realização das atividades; observar  se em sua composição artística  o aluno apresenta os elementos analisados ( linhas, formas e cores) em algumas obras de arte.
Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário