APRESENTAÇÃO.

ESTE BLOG FOI CRIADO PARA SOCIALIZAR PLANEJAMENTOS DE AULAS DE ARTES PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL INICIAL. O MATERIAL NELE ENCONTRADO É UM APANHADO DE PLANEJAMENTOS DE AULAS ENCONTRADO NA NET PRODUZIDOS POR PROFESSORES.

Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Apreciação em Artes Visuais


Autor e Co-autor(es)

Eliane Candida Pereiraimagem do usuário
SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins (orientação)

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino
Ensino Fundamental inicial Inicial

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades apreciativas, o olhar e a observação.
  • Saber acessar fontes de informação sobre Obras de Arte disponíveis na Internet
  • Trabalhar em duplas colaborativamente
Duração das atividades
3 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Verificar se os alunos conhecem ferramentas de tradução na Internet pode ser interessante para a organização das pesquisas em Museus Virtuais.
Estratégias e recursos da aula

1ª etapa:
Apresente a imagem Fishing Boats on the Beach at Saintes-Maries-de-la-Mer , de Van Gogh , disponível no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/8854/fishing_boats.jpg :

Fishing Boats  

Provoque que os alunos manifestem diferentes pontos de observação envolvendo o quê, como, quem, por que e quando : o que a obra exibe objetivamente e quais sentimentos e lembranças suscita; como imaginam que foi feita (suas características da produção ) e quando acham que foi feita (o seu contexto de produção).
2ª etapa:
Revele a autoria dos quadros e, na sala de informática, convide-os a explorar , em duplas, informações sobre a obra no siteVan Gogh Museum, acessando:


Lá encontrarão as informações em inglês e não há opção para tradução em português no próprio site. Mostre-lhes que podem descobrir o que está escrito usando uma ferramenta de tradução on line. Um delas está disponível no Google.
Para traduzir, selecionem e colem o endereço da página do Museu:  http://www3.vangoghmuseum.nl/vgm/index.jsp?page=2659&collection=451&lang=en

Na linha abaixo de “Traduzir a Página da Web” colem o endereço do Museu. Observem se no primeiro botão logo abaixo está escrito o idioma original, no caso inglês, e no botão seguinte, escolham português. Cliquem no botão traduzir.
Pronto! Abrirá a página traduzida para que leiam as informações sobre a obra!
Estimule comentários sobre o que descobriram sobre a obra e peça que visitem outras obras do artista, buscando saber mais sobre ele.
3ª etapa:
Em duplas, os alunos devem pesquisar por “Museus Virtuais” na Internet e selecionar um site que apresente imagens de obras de arte para promover uma "visita" aos colegas da turma. Nesse site, devem selecionar algumas obras para apresentação, fazendo uso da ferramenta de tradução, se necessário.
Com o auxilio de um projetor multimídia as duplas podem socializar os sites encontrados, exibindo as imagens selecionadas para os outros alunos. Oriente os alunos a conduzirem uma apreciação das imagens, perguntando aos demais o que veem e quais as suas impressões, antes de comentarem porque resolveram selecioná-las e de contarem a autoria e outros dados sobre a obra.
Caso a escola não tenha um projetor, os alunos podem disponibilizar os endereços e indicar os títulos das imagens para que os outros alunos as visitem, façam anotações e depois socializem impressões. O mais importante é oferecer espaços e oportunidades para o desenvolvimento das habilidades apreciativas!
Recursos ComplementaresPara acessar imagens de alguns Museus: http://www.museuhistoriconacional.com.br/mh-g.htm ; http://www.mac.usp.br/mac/ ;http://masp.art.br/masp2010/.
Avaliação
1. Observe quais elementos das obras são suscitados pelos alunos durante as socializações, bem como, a amplitude e o aprofundamento dos comentários sobre as mesmas, já que a Apreciação é uma competência a ser desenvolvida nesse trabalho.
2. Verifique como os alunos organizaram a divisão de papéis na pesquisa por Museus Virtuais na Internet.
3. Observe se os alunos utilizaram corretamente as ferramentas de busca e  tradução on line, conforme indicado.
4. Organize devolutivas para as duplas sobre as suas observações e permita que os alunos comentem suas opiniões sobre essa sequência de atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário