APRESENTAÇÃO.

ESTE BLOG FOI CRIADO PARA SOCIALIZAR PLANEJAMENTOS DE AULAS DE ARTES PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL INICIAL. O MATERIAL NELE ENCONTRADO É UM APANHADO DE PLANEJAMENTOS DE AULAS ENCONTRADO NA NET PRODUZIDOS POR PROFESSORES.

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sábado, 25 de junho de 2011

Vitrais de celofane

Marileusa de Oliveira Reducino
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Visitar locais na cidade que tenham vitrais (igrejas, clubes e residências);
  • Pesquisar sobre vitrais, na História da Arte;
  • Compreender a técnica do vitral;
  • Exercitar, com diferentes materiais, a elaboração de um desenho para futuro vitral;
  • Construir vitrais, a partir do desenho elaborado, usando papel celofane colorido.
Duração das atividades
• 06 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Arte Gótica;
  • Arte Românica;
  • Arte Renascentista
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

  • Organizar para esta aula um passeio pela cidade para que os alunos possam observar a presença de vitrais;
  • Dizer para os alunos, durante o passeio, observarem atentamente os vitrais e anotarem em um papel as suas dúvidas, as suas curiosidades e outros elementos relevantes frente ao objeto observado.

Aula 2

  •  Reservar para esta aula o laboratório de informática para os alunos pesquisarem sobre os vitrais na antiguidade, na contemporaneidade e as técnicas utilizadas para seu feitio;
  • Segue sugestão de links:
  1. Disponível em: http://fotonvk.wordpress.com/ ;
  2. Disponível em: http://pt.artesanum.com/artesanato-tecnica_do_vitral_autentico-14589.html ;
  3. Disponível em: http://www.criatividadesemlimites.com.br/2203_luminariavitral.php  ;
  4. Disponível em: http://mondomoda.files.wordpress.com/2010/09/vitrais-ton-geuer-na-expodecor-20105.jpg  ;
  5. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arte-gotica/arte-gotica-19.php ;
  6. Disponível em : http://hpserra.blogs.sapo.pt/2006/06/   

Aula 3

  • Retomar a pesquisa realizada, na aula anterior, solicitando aos alunos que falem sobre as diferenças e as semelhanças percebidas entre os vitrais da antiguidade, os da contemporaneidade e os visitados na cidade;
  • Dizer aos alunos que os vitrais têm como característica lugares vazados onde são colocados os vidros coloridos, os quais permitem a passagem de luz indireta, que projetam no ambiente interno um craquelet de cores suaves;
  • Entregar para os alunos uma folha de papel sulfite na qual eles devem fazer um desenho de observação de uma flor, estando esta posicionada de forma que todos a possam observar;
  • Cuidar para que o desenho da flor ocupe toda a extensão do papel A4;
  • Solicitar aos alunos que tragam, para a próxima aula, objetos transparentes, a fim a elaborar um vitral coletivo.  

Aula 4

  •  Pedir para os alunos elaborarem um vitral coletivo, utilizando os materiais requeridos na aula anterior;
  • Avaliar com os alunos as dificuldades que eles tiveram para a realização do trabalho, bem como as soluções encontradas e o resultado conseguido;
  • Segue imagem de possibilidades de materiais e vitrais;

Aula 5

  • Retomar com os alunos o desenho, em papel sulfite A4,da observação da flor realizado na aula 3;
  • Entregar para os alunos uma folha de papel canson A3;
  • Pedir para os alunos recortarem o desenho da folha de sulfite, separando todas as partes da flor desenhada, ou seja, os galhos, as folhas, as pétalas e assim por diante;
  • Falar para os alunos colocarem sobre o papel canson A3 cada parte recortada, mantendo uma distância uma da outra, de modo que os recortes ocupem toda a extensão da folha de papel canson;
  • Ajudar os alunos a fixarem os recortes com rolinhos de fita crepe;
  • Solicitar aos alunos que desenhem, com um lápis HB, o contorno das partes fixadas no canson;
  • Dizer para os alunos retirarem os moldes, deixando sobre o papel canson somente o contorno à lápis;
  • Pedir para os alunos recortarem, com estilete ou tesoura, a parte interna das formas, deixando vazados, as folhas, as pétalas e os caules;
  • Entregar para os alunos folhas de papel celofane coloridas e dizer para eles recortarem as cores que quiserem, fixando-as com fita crepe em um dos lados do papel canson, de modo que do outro lado se consiga ver somente os vazados com o papel celofane;
  • Proceder com esta técnica por todo o desenho.

Aula 6

  •  Expor os vitrais de papel celofane nas janelas da escola, de modo que a parte em que se encontram as fitas crepes fiquem voltadas para o vidro;
  • Apreciar com os alunos os efeitos luminosos conseguidos com esta técnica de vitral em papel.       
Recursos Complementares
Avaliação
  • Os alunos serão avaliados durante todo o processo de pesquisa e produção dos vitrais.

ASSEMBLAGE - CORPOS EM MINIATURA

Soraia Cristina Cardoso Lelis
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
§  Trabalhar a poética do corpo enquanto objeto de pesquisa e investigar artistas que enfocam o corpo em suas poéticas;
§  Desenhar individualmente propostas para a construção de uma assemblage  composta de corpos de bonecos plásticos em miniatura;
§  Criar coletivamente uma assemblage com corpos de bonecos plásticos em miniatura.
Duração das atividades
• Dez aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
·         Noções básicas de navegação na internet;
·         Noções Básicas de Desenho;
.         Exercícios de leitura e apreciação de imagem de obra.  
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
Ø  Reserve o Laboratório de Informática da escola e oriente seus alunos a pesquisarem sobre CORPO.
Sugestão - Incursão com os alunos no Portal do professor em aulas que trazem conteúdo de artistas e obras com poética do corpo, bem como trabalhos de alunos a partir destes enfoques. Sugestão:
*Aulas de minha autoria no Portal do Professor
DANÇA DA CIRANDA com Matisse e Portinari http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9948    
ESCULTURA CORPORAL EM PAPEL ALUMÍNIO http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9955   
SILHUETA CORPORAL - VOLUME COM PLANOS http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8000    
Ø Questione ao grupo:   
*Qual destas propostas vocês acharam mais interessante?
*Com qual dos artistas apresentados vocês mais se identificaram?
*Qual/quais obras vocês já conheciam?
*O universo de produção poética cujo objeto de estudo é o corpo humano é imenso e muito rico, por isso temos tantos referenciais teórico-plásticos para enriquecer nosso vocabulário plástico e poético (processo de  criação artística);
*Proponha a apreciação e comentários sobre o site visitado;   
*Comunique aos alunos que na próxima aula realizaremos alguns estudos em forma de projetos e desenhos sobre a poética do corpo.         
Aula 2
Ø  Retome a aula anterior relembrando o conteúdo trabalhado e proponha a realização de estudos e desenhos com a silhueta humana, para isso disponibilize papel sulfite e grafite;
Ø  Lembre aos alunos que a silhueta é o contorno da figura e não traz detalhes internos da imagem.   
Aula 3
Ø  Apresente aos alunos as propostas construídas na aula anterior em desenho de silhuetas corporais;
Ø  Proponha a escolha de uma das silhuetas desenhadas, para transposição em um suporte de papel mais firme (cartolina ou canson), criando-se um clichê (molde) a partir do recorte com tesoura;
Ø  Entregue papel colorido (Chamequinho, Creative Paper ou Fantasia em tamanho A4) e peça uma composição plástica em lápis de cor, enfatizando  o contorno desta imagem de silhueta humana.
Composição plástica em desenho de silhueta corporal  - Lápis de cor sobre papel Creative Paper
Alunos do 5ºAno 2007 - ESEBA/UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Composição plástica em desenho de silhueta corporal - Lápis de cor sobre papel Creative Paper
Alunos do 5ºAno 2007 - ESEBA/UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 4
Ø  Fale aos alunos sobre a possibilidade de criação de um painel coletivo na técnica da ASSEMBLAGE com enfoque na figura humana, a partir de objetos tridimensionais em miniatura – bonecos plásticos;
Ø  Converse com os alunos sobre o que é Assemblage. Sugestão:
O termo assemblagem é incorporado às artes em 1953, cunhado por Jean Dubuffet (1901 - 1985) para fazer referência a trabalhos que, segundo ele, "vão além das colagens". O princípio que orienta a feitura de assemblagens é a "estética da acumulação": todo e qualquer tipo de material pode ser incorporado à obra de arte. O trabalho artístico visa romper definitivamente  as fronteiras entre arte e vida cotidiana; ruptura já ensaiada pelo dadaísmo, sobretudo pelo ready-made de Marcel Duchamp (1887 - 1968) e pelas obras Merz (1919), de Kurt Schwitters (1887 - 1948). A ideia forte que ancora as assemblagens diz respeito à concepção de que os objetos díspares reunidos na obra, ainda que produzam um novo conjunto, não perdem o  sentido original. Menos que síntese, trata-se de justaposição de elementos, em que é possível identificar cada peça no interior do conjunto mais amplo. A referência de Dubuffet às colagens não é casual. Nas artes visuais, a prática de articulação de materiais diversos numa só obra leva a esse procedimento técnico específico, que se incorpora à arte do século XX com o cubismo de Pablo Picasso (1881 - 1973) e Georges Braque (1882 - 1963). Ao abrigar no espaço do quadro elementos retirados da realidade - pedaços de jornal, papéis de todo tipo, tecidos, madeiras, objetos etc. -, a colagem liberta o artista de certas limitações da superfície. A pintura passa a ser concebida como construção sobre um suporte, o que pode dificultar o estabelecimento de fronteiras rígidas entre pintura e escultura. Em 1961, a exposição The art of Assemblage, realizada no Museum of Modern Art - MoMA de Nova York, reúne não apenas obras de Dubuffet, mas também as combine paintings de Robert Rauschenberg (1925 - 2008) e a junk sculpture, e isso leva a pensar que a assemblagem como procedimento passe a ser utilizada nas décadas de 1950 e 1960, na Europa e nos Estados Unidos, por artistas muito diferentes entre si.
ASSEMBLAGE – “A colagem e a assemblagem são duas inovações técnicas criadas por Pablo Picasso (1881-1973) e utilizadas também por Georges Braque (1882-1963) no Cubismo (1907). A colagem refere-se à colagem de elementos de realidade material no plano bidimensional da tela. Já a assemblagem refere-se à construção de esculturas com materiais não hierárquicos, ou seja, materiais descartáveis ou que perderam sua utilidade, por meio de solda ou colagem. As assemblagens eram inicialmente chamadas de Objetos, tendo sido utilizado o termo Assemblagem pela primeira vez em 1961, pelos curadores do Museu de Arte Moderna de Nova Yorque, Peter Sels e Willian Seitz, na Exposição ‘The Art of Assemblage’. (LELIS, Soraia Cristina Cardoso. Poéticas Visuais em construção – o fazer artístico e a educação (do) sensível no contexto escolar. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes visuais) -Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004, p. 117)   
Ø  Entregue aos alunos, papel canson e  lápis de cor e solicite a criação de diferentes projetos em desenho;
Ø  Socialize as propostas apresentadas, expondo-as para que a turma aprecie e eleja aquela  de maior interesse do grupo.
Projeto eleito pela turma - Tema: Figura humana
Auno 5º Ano/ESEBA-UFU/ 2007
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino     
Aulas 5 e 6
Ø  Prepare uma prancha de papelão (1,20cm x 1,20 cm), bonecos plásticos em miniatura em dois tamanhos: 6 cm e 2 cm – adquiridos em lojas de 1,99, papelarias e/ou lojas de artigos para festas infantis;
Ø  Disponibilize tinta acrílica nas cores do projeto eleito (amarelo e preto), pincéis, vasilhas com água e papel toalha;
Ø  Solicite aos alunos a pintura dos bonecos plásticos em miniatura – os maiores em amarelo e os menores em preto, segundo o autor do projeto eleito;
*Paralelo à pintura dos bonecos plásticos em miniatura, oriente o autor do projeto eleito  e um grupo menor de alunos a ampliarem o projeto de forma proporcional ao suporte de papelão.        
Aula 7  
Ø  Coloque o suporte de papelão com o desenho já ampliado no centro da mesa e providencie tinta guache nas cores amarelo, preto e azul para a pintura do painel (fundo).       
Aulas 8 e 9
Ø  Disponha o painel coletivo em local de fácil acesso a todos;
Ø  Providencie pratinhos com cola plástica;
Ø  Distribua os bonecos já pintados em guache para que os alunos apliquem com cola sobre a pintura;
Ø  Coloque o trabalho para secar em local seguro.            
Aula 10
Ø  Envolva o painel com plástico transparente, visando a exposição do trabalho sem problemas de deterioração e estragos, prevendo uma possível retirada das  pecinhas por parte da comunidade escolar.
Ø  Converse com os alunos sobre a proposta desenvolvida, relembrando os conceitos de silhueta, tridimensionalidade e assemblage;
Ø  Exponha o trabalho à comunidade escolar, buscando as trocas interativas e a autoavaliação.
Assemblage – Corpos em miniatura (pintura e colagem de bonecos plásticos em miniatura pintados com tinta acrílica)
Alunos 5º Ano 2007/ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis e Marileusa Reducino
Recursos Complementares
Aulas no Portal do professor - Autoria: Marileusa  de Oliveira Reducino
ASSEMBLAGENS A PARTIR DE OBRAS DE ALEXANDRE FRANÇA http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18603  
Avaliação
Sugere-se observar e acompanhar o  envolvimento dos alunos na proposta coletiva de construção de assemblage, propondo a troca de experiências e a autoavaliação como instrumentos de avaliação da prática artística,e  verificando a aplicação dos conteúdos pesquisados no processo criativo - individual e coletivo.

MODELAGEM EM ARGILA - A CONSTRUÇÃO DE UM PRESÉPIO

Soraia Cristina Cardoso Lelis
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA
Elizabet Rezende de Faria

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
§  Investigar a formação dos presépios – personagens e contexto;
§  Manusear a argila para sentir a sua plasticidade e possibilidades de construção de objetos a partir dela;
§  Criar personagens para a composição de um presépio coletivo em modelagem com argila.  
Duração das atividades
• Sete aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ø  Apreciação de imagem de obra de arte;
Ø  Exercícios em modelagem com massinha e argila.  
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
Ø  Prepare a reprodução impressa da imagem dos personagens da obra “Os profetas”, de Aleijadinho, em forma de cartões postais – 12 profetas – 12 cartões;
Ø  Apresente os cartões com a imagem dos  personagens, individualmente, sem identificá-los e proponha uma busca virtual no Laboratório de Informática, em grupos de trabalho - 12 grupos. Sugestão:  
*Pesquisa sobre as imagens dos cartões: não dar pistas da obra, nem  referências históricas (Título, autoria, técnica, origem, localização), apenas o site para a  pesquisa:
*Descoberta da origem das imagens contidas nos postais:
  - Proponha a incursão pelo site http://congonhas.tripod.com/profetas.html, onde os alunos terão acesso aos dados/informações das imagens dos postais  - sobre cada um dos profetas e suas características (Abdias, Amós, Baruc, Daniel,  Ezequiel, Naum, Abacoc, Isaías, Jeremias, Joel,  Jonas e Oséias);
Ø  Solicite para que anotem os aspectos mais importantes de cada personagem para socialização na aula seguinte;
Ø  Recolha os doze postais.   
Aula 2
Ø  Apresente os personagens da obra “Os profetas”, de Aleijadinho, em Congonhas - cidade histórica de Minas Gerais, juntos na mesma imagem;  

Ø  Proponha a montagem de uma nova imagem, em forma de reprodução da obra, a partir dos postais trabalhados na aula anterior – composição completa;
Ø   Solicite aos alunos a apreciação/fruição da imagem construída, a partir da expressão corporal, de modo que doze voluntários se proponham a reproduzir  os doze personagens;
 Ø  Congelando a imagem, fotografe os alunos em cena de performance;
Ø  Apresente a imagem fotografada ao grupo, fazendo os recortes e contrastes desvelados na proposta;
Ø  Fale sobre o autor da obra e conte sobre ele. Sugestão:   
   *Aleijadinho:
     Escultor, entalhador e arquiteto mineiro da arte barroca, considerado o maior escultor do período barroco.
Aleijadinho (retrato): um dos maiores representantes das artes plásticas brasileira
*Aleijadinho (1730 - 1814) Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (Vila Rica, atual Ouro Preto MG 1730 - idem 1814). Escultor, arquiteto, entalhador. É considerado o mais importante artista brasileiro do período colonial. Filho natural do arquiteto e mestre de obras português Manuel Francisco Lisboa e de uma de suas escravas, recebe do pai as primeiras noções de desenho, arquitetura e escultura.
*Entre os anos de 1800 e 1805, sexagenário e bastante enfermo, o artista mineiro Aleijadinho (1730-1814), realiza o conjunto de esculturas monumentais que marcaria definitivamente sua obra. Seu último projeto de vulto, os 12 profetas em pedrassabão de tamanho quase natural, feitos para o adro dianteiro do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos de Congonhas do Campo, em Minas Gerais, são um dos exemplos mais contundentes do desenvolvimento do barroco no Brasil, e talvez a sua última grande manifestação.
Aula 3
Ø  Proponha ao grupo a construção de um presépio coletivo com a técnica da modelagem em argila;
Ø  Selecione algumas imagens de presépios construídos com argila e apresente aos alunos. Sugestão:  
Ø Sobre Presépios de Natal, veja: História, significado do presépio de Natal, imagem, origem, montagem do presépio, tamanhos, materiais usados:           
Ø  Disponibilize um bloco pequeno de argila para cada aluno, solicitando um projeto em miniatura para a criação de um dos personagens para o presépio;
Ø  Guarde as peças projetadas/modeladas em argila em local seguro.
Projetos em miniatura - Personagens do presépio
Alunos do 5º Ano/2000  ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e autoria Marileusa Reducino e Soraia Lelis     
Aula 4 e 5   
Ø  Apresente à turma todos os projetos para os personagens que comporão o presépio coletivo em argila, criados na aula anterior;
Ø   Solicite a eleição dos personagens mais significativos para os alunos, visando à construção de um presépio coletivo;
Ø  Identifique com a turma os personagens a serem criados em blocos maiores de argila. Sugestão:
- Menino Jesus (filho de Deus e o Salvador);
-Virgem Maria (mãe de Jesus Cristo);
- José (pai de Jesus Cristo);
- Manjedoura com palhas em um curral (local onde nasceu Jesus);
- Burro e Boi ou ovelhas (animais do curral, representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu);
- Anjos (responsáveis por anunciar a chegada de Jesus);
- Estrela de Belém (orientou os reis Magos quando Jesus nasceu);
- Pastores (representam a simplicidade das pessoas do local em que Jesus nasceu);
- Reis Magos (Melquior, Baltazar e Gaspar).                   
Ø  Organize a turma em grupos de trabalho, objetivando a construção das réplicas dos projetos criados em miniatura, agora em blocos maiores de argila;
Ø  Disponibilize retalhos de tecido, vasilhas com água, palitos de picolé e facas sem corte para o trabalho com a argila;
Ø  Explique como se faz a colagem das partes modeladas através da costura e ligamento com massinha de argila;
Ø  Inicie a produção coletiva dos personagens que comporão o presépio coletivo em argila;
Ø  Acompanhe o trabalho de perto, dando dicas de manuseio da argila e insista na necessidade de construção de uma peça sólida/firme;
    *Providencie uma placa ou retalho de madeira como suporte para as peças que serão modeladas, facilitando o seu manuseio e transporte durante o processo de criação (da mesa para a prateleira e da prateleira para a mesa) – pois as peças se tornarão pesadas ao longo do trabalho até a sua conclusão;
    *Durante o processo de modelagem, envolva a peça que está sendo modelada com retalho de tecido molhado, sobreponha um plástico e lacre, evitando-se assim, o seu ressecamento entre uma aula e outra.
Processo de construção de personagens do presépio em modelagem com argila
Alunos do 5º Ano/2000  ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e autoria Marileusa Reducino e Soraia Lelis       
Aulas  6 e 7   
Ø  Prepare tinta guache com cola plástica, vasilhas com água, papel toalha e pincéis para a realização da pintura sobre as peças modeladas em argila;
Ø  Solicite aos alunos para que fiquem atentos aos detalhes de cada personagem;
Ø  Coloque as peças para secar em local seguro e providencie um espaço para a exposição;
Exposição: Presépio (Biblioteca Campus Umuarama – UFU)  - Construção de  presépio em modelagem com argila
Alunos do 5º Ano/2000  ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e autoria Marileusa Reducino e Soraia Lelis  
Ø  Proponha aos alunos um Leilão de Arte com as peças do presépio, após a socialização do trabalho em forma de exposição.
Leilão de Arte: Presépio - Personagens  modelados em argila
Alunos do 5º Ano/2000  ESEBA-UFU
Fonte: Acervo e autoria Marileusa Reducino e Soraia Lelis
Recursos Complementares
*Ver aulas de minha autoria no Portal do Professor:
ESCULTURA DE FIGURA HUMANA                http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25386   
*Argila -  Formada pela alteração de certas rochas, como as que tem feldspato, a argila pode ser encontrada próxima de rios, muitas vezes, formando barrancos nas margens. Apresenta-se nas cores branca e vermelha. No solo, a fração de argila, componente comum das lamas ou barro, como são conhecidos popularmente, é constituída de minerais desse grupo das argilas aos quais agregam-se hidróxidos coloidais floculados e diversos outros componentes cristalinos ou amorfos.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Argila> Acesso em: 10/11/2009.  
   
Avaliação
Além das conversas permanentes, troca de experiências e autoavaliação, propõe-se a apreciação coletiva do processo ensino-aprendizagem em artes visuais, verificando os experimentos, a criatividade, o interesse pela descoberta, a aplicação do conteúdo estudado nas construções elaboradas a partir do referencial teórico-plástico proposto – presépios, personagens e contexto, bem como, o retorno dos alunos quanto ao processo desenvolvido e o conhecimento artístico adquirido na técnica da modelagem com argila para construção de objetos tridimensionais.